Instalação dos Painéis Solares

 

   

 

     

    A instalação de painéis solares requer o conhecimento quer de electricidade quer de procedimentos para a sua aplicação, uma vez que os painéis fotovoltaicos produzem electricidade quando expostos a qualquer fonte de luz.

    A voltagem de um paínel simples não é considerada potencialmente perigosa, porém nas conexões em série ou em paralelo de vários painéis, a voltagem e a corrente são adictivas e em instalações que requeiram potências superiores a 100 Watts é recomendável que seja efectuada por uma pessoa qualificada e profissionalmente certificada com conhecimento em instalações eléctricas.

    O contacto com partes ligadas à electricidade pode causar curto-circuitos, incêndios, estragos nos equipamentos ou choques letais, sendo que estes prejuízos podem resultar na instalação, provocados por imperícia do instalador.

 

    Sendo assim para a instalação dos Painéis Solares é necessário efectuar os seguintes passos:

a)     Os painéis devem ser fixados em locais que tenham total exposição à luz solar durante todo o período diurno.

b)    A fixação deve ser feita em suportes ou perfis, preferencialmente, metálicos e fortemente fixados para receber ventos e tempestades.

c)     A face de exposição do painel deve estar voltada para o Norte geográfico (no hemisfério sul) e sua inclinação entre 25º a 30º.

d)    Não são recomendáveis inclinações abaixo de 15º para não permitir o acúmulo de sujeira.

e)    O cálculo de inclinação é: Inclinação = Latitude + (Latitude/3). A precisão não é rigorosa, portanto pode ser ajustado por aproximação.

f)     Os painéis são fornecidos com a furação adequada para a sua fixação. Sendo que a garantia não cobre painéis adulterados.

g)    É recomendado deixar-se um espaço entre a superfície de fixação e o painel para prover de circulação do ar. A ventilação é importante para manter temperaturas mais baixas e evitar a condensação de unidade na parte traseira do mesmo.

h)     Os painéis podem ser interligados em série ou paralelo, obedecendo à Lei de Ohm, ou seja, quando interligados dois ou mais unidades em paralelo (pólo positivo com pólo positivo e negativo com negativo) a tensão não se altera, mas a corrente é somada. Quando interligados em série a tensão se multiplica e a corrente permanece inalterada.

i)      Quando ligados em série, todos os painéis devem ter a mesma característica e tipo. Quando ligados em paralelo, esta regra não é rigorosa.