O que são/Utilidade

 

    No movimento de translação da Terra em torno do Sol, esta recebe 1 410 W/m² de energia, sendo que, aproximadamente, 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar aparece em a forma de luz visível e luz ultravioleta. Ao falarmos de energia solar referimo-nos a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do Sol, sendo esta captação directamente utilizada no aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.    

    Ao falarmos de Painéis Solares temos de ter em consideração que estes podem ser fotovoltaícos ou térmicos. Sendo assim, é necessário distinguirmos estes diferentes Painéis Solares, salientando-se, assim, para além da sua formação a sua utilidade. A principal diferença reside no facto de os Painéis Solares Fotovoltaícos converterem a energia solar directamente em corrente eléctrica enquanto que os Painéis Solares Térmicos a transformam directamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins.

    Os Painéis Solares Fotovoltaícos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica. Estes são compostos por células solares (também designadas de células fotovoltaícas), assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. As células solares contam com o efeito fotovoltaíco para absorver a energia do sol e fazem a corrente eléctrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

    Já os Painéis Solares Térmicos aproveitam a radiação solar para o aquecimento de águas, como já foi referido anteriormente. Estes painéis têm como base de funcionamento o efeito de estufa: a radiação solar, incide sobre a cobertura de vidro, que compõe a parte superior do painel solar, penetrando, em grande parte, no interior do mesmo. A reflexão dos raios solares no interior do painel tem como efeito a concentração de calor no interior do painel transferindo-os para a água que circula nas tubagens que constituem o painel solar. O aproveitamento de energia solar térmica permite a produção de água quente sanitária, aquecimento de piscinas e apoio ao aquecimento central por piso radiante.